quinta-feira, 16 de junho de 2011

Classe social


Qual a definição de classe social? Não é fácil chegar a essa resposta, mas uma coisa é certa: as classes sociais são grupos amplos, em que a exploração econômica, opressão política e dominação cultural resultam da desigualdade econômica, do privilégio político e da discriminação cultural, respectivamente. Classe social e luta de classes de Karl Marx e estratificação social de Max Weber são os principais conceitos de classe.
Esses conceitos são baseados nas relações de produção. Para isso, toda sociedade, não importando se ela é pré-capitalista ou capitalista, sempre haverá uma classe dominante – dona dos meios de produção – e a classe dominada – dona da força de trabalho - isso reproduz a estrutura social ordenada pela classe dominante e assim perpetua a exploração.
Os valores, o modo de pensar e de agir em uma sociedade são reflexos das relações entre os homens para conseguir meios para sobreviver. Assim, as relações de produção entre os homens dependem de suas relações com os meios de produção e que, de acordo com essas relações, podem ser de proprietário/não proprietário, capitalista/operário, patrão/empregado. A luta de classes nada mais é do que o confronto dessas classes antagônicas. Essa é a concepção marxista de classe social.
As classes constituem uma forma de estratificação social, em que a diferenciação é feita a partir do agrupamento de indivíduos que apresentam características similares.
Assim, as relações de classe são relações de poder, e o conceito de poder representa, de modo simples e sintético, a estruturação das desigualdades sociais. Para Weber, o juízo de valor que as pessoas fazem umas das outras e como se posicionam nas respectivas classes, depende de três fatores: poder, riqueza e prestígio; que nada mais são que elementos fundamentais para constituir a desigualdade social.

  •  Gabrielly Mateus -12

Nenhum comentário:

Postar um comentário