quinta-feira, 31 de março de 2011

                                       Será que nós existimos de verdade?
   Já parou para pensar quantos dias você realmente existiu?Hoje em dia são poucas as pessoas que pensam em viver de verdade,a maioria se preocupa somente em ganhar sua mesadinha,comprar roupas chiques e acaba não aproveitando o que a vida tem de melhor.
  Tentem aproveitar de verdade a sua vida porque nunca sabemos quando a nossa vida pode acabar,a qualquer momento podemos morrer como aconteceu no Japão,por isso reflitam e vivam cada dia como se fosse o último.



 Juliano Auler -211MC

terça-feira, 29 de março de 2011

Diga SIM à vida ,e NÃO ao aborto !




O aborto é um ato cruel , e desumano.
A gravidez precoce ou indesejada ,muitas vezes leva adolescentes ,e mulheres em geral ,a terem a falsa idéia de que o aborto é a melhor saída.
Rápido ,fácil , ninguém nem vai precisar desconfiar de que você estava grávida.
Nada de largar os estudos ,ou ser expulsa de casa.É o modo perfeito de concertar um erro ,que você não queria que tivesse acontecido.Mas será mesmo ?
São inúmeras as  Consequências do Aborto e os danos ,envolvem vários aspectos ,entre eles sociais ,familiares , físicos e psicológicos.
A mãe (se é que podemos chamar assim) que aborta um filho nunca mais será a mesma.Os traumas serão eternos ,além das inúmeras complicações de saúde que a abrupta interrupção de uma gravidez pode causar.
O aborto no Brasil assim como em muitos outros países é considerado crime contra a vida.
A igreja ,o estado , a sociedade em geral é em sua maioria dominante ,unânime a respeito desse assunto : O ABORTO É UM ATO TÃO CRUEL E VIOLENTO QUANTO O ASSASINATO. NÃO PODEMOS DEIXAR QUE ESSA REALIDADE DE DESAMOR CONTINUE ACONTECENDO AO NOSSO REDOR.
Para você que após ,ver o vídeo ,e ler sobre os artigos aqui contidos ,continua sendo a favor do aborto ,ou para ver imagens da realidade crua e nua , dos métodos abortivos visite :
http://www.homemsonhador.com/AbortoAssassino.html

Comentem o assunto , beijos !

Camila Boechat - 211MC

segunda-feira, 28 de março de 2011







"Pessoas matando, pessoas morrendo 
Crianças feridas e você pode ouvi-las chorando 
Você pode praticar o que você prega? 
E mudar sua personalidade"
The Black Eyed Peas - Where is the love ?




As vezes me pergunto vendo o noticiário o que há de errado com nós seres humanos.
Como conseguimos ser tão cruéis,dizimando nossa 'espécie' em guerras por territórios só pra conseguirmos mais lucros e poderes.
Pessoas que não tem o que comer,onde morar e nós passamos por elas como se fossem nada,se fosse algo inferior,sem nem um pouco de solidariedade com o próximo.
As vezes até reparamos e reclamamos porém,não agimos.
"Where is the love? - Onde está o amor?"  
Será que nós seres humanos ainda somos capazes de ter esse sentimento em nossos corações e nossas ações ? 


" Um centavo ou um Sorriso "
                                                                             

Por : Mariana Amorim                                                             

domingo, 27 de março de 2011

Aparências

Tira, a máscara que cobre o seu rosto
Se mostre e eu descubro se eu gosto
Do seu verdadeiro jeito de ser

Ninguém merece ser só mais um bonitinho
Nem transparecer consciente inconsequente
Sem se preocupar em ser, adulto ou criança

O importante é ser você, mesmo que seja, estranho
Seja você, mesmo que seja bizarro. 
                                            
(Pitty – Máscara)







Vivemos em um mundo onde as aparências prevalecem. Na maioria das vezes, pra ser aceito na sociedade, as pessoas agem da mesma forma que as outras. E se houver um comportamento oposto, a consequência é o isolamento. Como exemplos, os hippies, que agem de forma diferente, não ligam pra aparência, e são julgados e excluídos pela sociedade.
Em alguns casos, os jovens chegam a fumar, beber, se drogar, só para serem aceitos; vivem de aparências, não importa o que ele pensa, o que ele faz, desde que tudo seja conforme seus ‘amigos’ querem.
Então, seja você, não se deixe influenciar pelos que os outros falam. Afinal valores e princípios não se compram, não se emprestam, não têm preço. Batalhe pelos seus ideais, tenha opinião própria, não se submeta à vontade dos outros ao discordar. Em meio a inversão e banalização contemporânea, não apenas conserve os seus, mas os irradie - pequenas atitudes são capazes de fazer uma grande diferença ao nosso redor. 







Gabrielly Mateus

quinta-feira, 24 de março de 2011

Desenvolvimento

       
Hoje em dia se pararmos para pensar sobre nossa situação acabamos nos fazendo a seguinte pergunta: Porquê somos tão desenvolvidos tecnologicamente mas por dentro estamos só piorando com o passar do tempo.
        Ao mesmo tempo que temos acesso a tecnologia e nos vangloriamos de nossos conhecimentos nós estamos destruindo nosso mundo com guerras,desprezo pelos nossos semelhantes e muitas outras coisas que nos tornaram hoje a pior praga da face da Terra,já que sobrevivemos até hoje destruindo nosso planeta.
        Eu pergunto a todos o que vai ser da humanidade em um futuro bem próximo se continuarmos assim?O que acontecerá com as futuras gerações de seres humanos?Será que conseguiremos sobreviver a nós mesmos?

 




                       

Juliano Auler - 211mc

sexta-feira, 18 de março de 2011

Dica de livro

Uma boa dica de leitura para você estudante de filosofia e fã da saga harry potter,é o livro "Harry Potter e a Filosofia" da editora Madras.
Nele você aprende e se aprofunda em conceitos,teorias e filósofos de modo simples ,e o melhor:tudo fazendo uma dinâmica analogia com o universo de hogwarts e os personagens de Harry Potter.
No desenrolar do livro ,você percebe o quanto o célebre Aristóteles se assemelha ao diretor da escola de magia e bruxaria Alvo Dumbledore, e como , por exemplo o livros falam sobre preconceito ,feminismo , e até mesmo metafísica , e de como o universo fantasioso de Harry Potter é mais parecido com o nosso mundo do que se pensa.
Um livro pra te mostrar como a autora de uma simples ficção para jovens adolescentes consegue criar um parelelo com assuntos sempre atuais, trazer a tona discussões polêmicas , e difundir valores já esquecidos na sociedade atual.
Um livro que vai te fazer enxergar um outro lado da literatura comtemporânea e sua correlação com a filosofia.
Enfim... Indico para fãs , alunos ,e pessoas que precisem aprender de maneira dinâmica e fácil a filosofia.
Estou lendo e recomendo !
Comentem outros livros legais , e que vocês acham que transmitam valores como esses !
Obrigada (:
Camila Boechat - 211MC

quinta-feira, 17 de março de 2011

O Positivismo no Brasil e a Igreja Positivista


O Positivismo no Brasil

A primeira influência do Positivismo no Brasil foi na Proclamação da República que ocorreu através de um golpe militar com a ajuda de aristocratas brasileiros.
A atual bandeira do Brasil também sofreu essa influência, pois o ponto máximo do positivismo se lê Ordem e Progresso, surgido do conceito conteano: O amor por princípio a Ordem por base, o Progresso por fim, representando as aspirações de uma sociedade justa, fraterna e progressista.


A Igreja Positivista

Na Igreja Positivista presta-se culto ao conceito científico. A adoração é feita a Trindade Positivista que é composta por:

- Humanidade ou grande ser - Formada pelo conjunto de seres humanos convergentes do passado que contribuíram para o processo de civilização, do futuro e do presente.

- Grande Fetiche - O planeta Terra com todos os elementos que o compõem: vegetais, animais, água e terra etc.


- Grande meio - O espaço, os astros, o Universo.

O positivista religioso acredita na imortalidade subjetiva da alma, cultuando a memória dos mortos pelos legados que deixaram para a cultura humana.

HELEN TEBALDI - 211 MC

A águia e a galinha


Um camponês criou um filhote de águia junto com suas galinhas.

Tratando-a da mesma maneira que tratava as galinhas, de modo que ela pensasse que também era uma galinha.

Dando a mesma comida jogada no chão, a mesma água num bebedouro rente ao solo, e fazendo-a ciscar para complementar a alimentação, como se fosse uma galinha. E a águia passou a se portar como se galinha fosse.

Certo dia, passou por sua casa um naturalista, que vendo a águia ciscando no chão, foi falar com o camponês:

- Isto não é uma galinha, é uma águia!

O camponês retrucou: - Agora ela não é mais uma águia, agora ela é uma galinha!

O naturalista disse: - Não, uma águia é sempre uma águia, vamos ver uma coisa...

Levou-a para cima da casa do camponês e elevou-a nos braços e disse:

- Voa, você é uma águia, assuma sua natureza!

- Mas a águia não voou, e o camponês disse:

- Eu não falei que ela agora era uma galinha!

O naturalista disse: - Amanhã, veremos...

No dia seguinte, logo de manhã, eles subiram até o alto de uma montanha.

O naturalista levantou a águia e disse: - Águia, veja este horizonte, veja o sol lá em cima, e os campos verdes lá em baixo, veja, todas estas nuvens podem ser suas.

Desperte para sua natureza, e voe como águia que és...

A águia começou a ver tudo aquilo, e foi ficando maravilhada com a beleza das coisas que nunca tinha visto, ficou um pouco confusa no início, sem entender o porquê tinha ficado tanto tempo alienada.

Então, ela sentiu seu sangue de águia correr nas veias, perfilou de vagar, suas asas e partiu num vôo lindo, até que desapareceu no horizonte azul."

Algumas pessoas agem como se fossem galinhas, porém, muitas delas são águias.

Todos (que acreditam e aprendem) podem voar, se quiser.
Voe cada vez mais alto, não se contente com os grãos que lhe jogam para ciscar.

Nós somos águias, não temos que agir como galinhas, como as vezes querem que sejamos. Pois com uma mentalidade de galinha fica mais fácil controlar as pessoas, elas abaixam a cabeça para tudo, com medo. Conduza sua vida de cabeça erguida, respeitando os outros, sim, mas com medo, nunca!



Gabrielly Mateus - 211 MC

quarta-feira, 16 de março de 2011

"A queda do Japão"

Você com certeza está acompanhando os noticiários, e sabe da grande crise que atingiu o Japão na Sexta Feira.
Com um deslocamento nas placas tectônicas terremotos estão ocorrendo e um tsunami foi provocado..muitas pessoas foram mortas e perderam tudo que possuíam...!
E o pior de tudo é que além de tantas perdas, nas usinas nucleares do país ocorreram graves problemas até incêndio nas instalações em Fukushima, e toda a população japonesa está com medo do que possa acontecer pois a radiação que se espalha em acidentes nucleares pode ser fatal e fazer estragos difíceis de serem superados.

Em certa aula que tive de sociologia o filosofo Frances Augusto Conte foi citado,e segundo ele a ciência ajudaria o homem e só traia o bem para todos nós.
Mas vamos parar para pensar.Através da ciência descobrimos que podemos usar a radiação em pequenas quantidades na medicina e ela também pode ser usada na produção de energia e é isso que as usinas nucleares produzem,energia e conseqüentemente isso gera dinheiro e lucros.
O ser humano se tornou ao longo do tempo tão ganancioso que a ciência acaba nos prejudicando sem termos total consciência disso, corremos um risco desse tão sério de conviver ‘com uma bomba radioativa’ em varias partes do mundo.Nós mesmos Brasileiros convivemos com uma usina em Angra dos Reis – RJ  e ainda estão aumentando suas instalações e  alegaram que isso geraria empregos e ajudaria no crescimento do nosso país.(o que não deixa de ser verdade)
Porém na minha opinião devíamos deixar o trabalho nessas usinas de lado,pois o ser humano corre um risco inimaginável e devastador.

Não sabemos o dia de amanha e nem o que as mudanças naturais podem provocar em nosso planeta, não deveríamos correr esse perigo.

Enfim,desejo boa sorte ao Japão e que eles consigam se recuperar e se restabelecer como fizeram pós segunda guerra e fizeram muito bem


Por : Mariana Amorim

segunda-feira, 14 de março de 2011

Ciência x Religião

Baseado na discussão levantada durante uma das aulas de sociologia ,sobre um dos maiores dilemas na terra
Ciência x Religião , resolvi postar esse texto muito interessante que encontrei na internet .
Leiam (um pouco grande ,mas vale a pena), Reflitam e comentem sobre (:

Alemanha – Inicio do século XX
Durante uma conferência com vários universitários, um professor da Universidade de Berlim desafiou seus alunos com a pergunta:
“Deus criou tudo o que existe?”

Um aluno respondeu com grande certeza:
-Sim, Ele criou!

-Deus criou tudo?
Perguntou novamente o professor.

-Sim senhor, respondeu o jovem.
O professor indagou:
-Se Deus criou tudo, então Deus fez o mal? Pois o mal existe, e partindo do preceito de que nossas obras são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau?

O jovem ficou calado diante de tal resposta e o professor, se regozijava de ter provado mais uma vez que a fé era uma perda de tempo.
Outro estudante levantou a mão e disse:
-Posso fazer uma pergunta, professor?
-Lógico, foi a resposta do professor.

O jovem ficou de pé e perguntou:
-Professor, o frio existe?
-Que pergunta é essa? Lógico que existe, ou por acaso você nunca sentiu frio?
Com uma certa imponência rapaz respondeu:
-De fato, senhor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é a ausência de calor. Todo corpo ou objeto é suscetível de estudo quando possui ou transmite energia, o calor é o que faz com que este corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Nós criamos essa definição para descrever como nos sentimos se não temos calor.

-E, existe a escuridão? Continuou o estudante.
O professor respondeu temendo a continuação do estudante: Existe!

O estudante respondeu:
- Novamente comete um erro, senhor, a escuridão também não existe. A escuridão na realidade é a ausência de luz. A luz pode-se estudar, a escuridão não! Até existe o prisma de Nichols para decompor a luz branca nas várias cores de que está composta, com suas diferentes longitudes de ondas. A escuridão não!

Continuou:
- Um simples raio de luz atravessa as trevas e ilumina a superfície onde termina o raio de luz.
Como pode saber quão escuro está um espaço determinado? Com base na quantidade de luz presente nesse espaço, não é assim?! Escuridão é uma definição que o homem desenvolveu para descrever o que acontece quando não há luz presente.

Finalmente, o jovem perguntou ao professor:
- Senhor, o mal existe?
Alemanha – Inicio do século XX

Durante uma conferência com vários universitários, um professor da Universidade de Berlim desafiou seus alunos com a pergunta:
“Deus criou tudo o que existe?”

Um aluno respondeu com grande certeza:
-Sim, Ele criou!

-Deus criou tudo?
Perguntou novamente o professor.

-Sim senhor, respondeu o jovem.
O professor indagou:
-Se Deus criou tudo, então Deus fez o mal? Pois o mal existe, e partindo do preceito de que nossas obras são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau?

O jovem ficou calado diante de tal resposta e o professor, se regozijava de ter provado mais uma vez que a fé era uma perda de tempo.
Outro estudante levantou a mão e disse:
-Posso fazer uma pergunta, professor?
-Lógico, foi a resposta do professor.

O jovem ficou de pé e perguntou:
-Professor, o frio existe?
-Que pergunta é essa? Lógico que existe, ou por acaso você nunca sentiu frio?
Com uma certa imponência rapaz respondeu:
-De fato, senhor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é a ausência de calor. Todo corpo ou objeto é suscetível de estudo quando possui ou transmite energia, o calor é o que faz com que este corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Nós criamos essa definição para descrever como nos sentimos se não temos calor.

-E, existe a escuridão? Continuou o estudante.
O professor respondeu temendo a continuação do estudante: Existe!

O estudante respondeu:
- Novamente comete um erro, senhor, a escuridão também não existe. A escuridão na realidade é a ausência de luz. A luz pode-se estudar, a escuridão não! Até existe o prisma de Nichols para decompor a luz branca nas várias cores de que está composta, com suas diferentes longitudes de ondas. A escuridão não!

Continuou:
- Um simples raio de luz atravessa as trevas e ilumina a superfície onde termina o raio de luz.
Como pode saber quão escuro está um espaço determinado? Com base na quantidade de luz presente nesse espaço, não é assim?! Escuridão é uma definição que o homem desenvolveu para descrever o que acontece quando não há luz presente.

Finalmente, o jovem perguntou ao professor:
- Senhor, o mal existe?

Certo de que para esta questão o aluno não teria explicação, professor respondeu:
- Claro que sim! Lógico que existe. Como disse desde o começo, vemos estupros, crimes e violência no mundo todo, essas coisas são do mal!
Com um sorriso no rosto o estudante respondeu:
- O mal não existe, senhor, pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência do bem, é o mesmo dos casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a fé ou como o amor, que existem como existem o calor e a luz. O mal é o resultado da humanidade não ter Deus presente em seus corações. É como acontece com o frio quando não há calor, ou a escuridão quando não há luz.

Por volta dos anos 1900, este jovem foi aplaudido de pé, e o professor apenas balançou a cabeça
permanecendo calado… Imediatamente o diretor dirigiu-se àquele jovem e perguntou qual era seu nome?

E ele respondeu:
ALBERT EINSTEIN, senhor!


 (Camila Boechat – 211MC )