sexta-feira, 15 de abril de 2011

Pobreza


Segundo o Wikipédia, pobreza se define como: carência material; tipicamente envolvendo as necessidades da vida cotidiana; falta de recursos econômicos; carência social, como a exclusão social, a dependência e a incapacidade de participar na sociedade. 



Mas o que realmente é a pobreza? Felizmente eu não sei, mas pesquisei sobre o assunto, e percebi o quanto é difícil sobreviver desse modo nos dias de hoje.
            Para alguns, a expressão “os pobres” provoca um efeito de rejeição, pânico, comparado ao que sentiam os romanos ao ouvirem “os bárbaros”. Entretanto, a história nos mostra que tudo isso é inútil. Pobres são na maioria trabalhadores de baixa renda, ou desempregados, que não tem as mesmas oportunidades que os outros gerando a desigualdade social.
            O filósofo Karl Marx interpreta a miséria como um instrumento utilizado pelas classes dominantes. Para ele, a desigualdade é resultado da divisão de classes – entre aqueles que detêm os meios de produção e os trabalhadores, que só têm a força de trabalho para garantir a sobrevivência.
            Uma das principais causas da pobreza é a má distribuição de renda, como já citado. Não basta o país ter um alto crescimento econômico, se não houver repartição das riquezas de forma justa. Os governos devem diminuir o abismo entre ricos e pobres.
            O novo slogan do governo da Dilma é:


            O significado do novo slogan do governo Dilma: País rico é país sem pobreza. Isso traduz o projeto de governo da presidenta que focaliza na erradicação da miséria no Brasil. Para a petista, antes de se pensar em riqueza e desenvolvimento, é preciso levar em conta as condições vitais para o ser humano, que incluem condições dignas de alimentação, moradia, saúde e educação. Ela afirmou: “A liberdade, a justiça e a própria riqueza no seu mais humano sentido são impossíveis onde grassa a miséria”.
            Esperamos então que a miséria seja literalmente destruída em nosso país e em todo mundo, pois se precisa de dignidade!

Gabrielly Mateus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário